-
Arquitetos: Snøhetta
- Área: 316 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Christian Flatscher
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para comemorar o décimo aniversário da estação de esqui Ski Juwel Alpbachtal Wildschönau, investiu-se em um novo teleférico, o Hornbahn 2000, para substituir o antigo. Além disso, o escritório de arquitetura Snøhetta foi convidado a projetar uma torre de observação no topo do espaço de serviços do teleférico a fim de criar um marco que melhora a experiência da montanha para os visitantes. Chamado de “Top of Alpbachtal”, o conceito para a torre de madeira de 13 metros de altura nos Alpes tiroleses faz referência às tradições de construção alpinas.
“As construções em madeira são uma grande tradição na região de Alpbachtal. Por isso, tornou-se óbvio para nós tirar partido dessas referências e criar uma interpretação moderna. Com base em métodos de construção tradicionais, a estrutura pode ser realizada da forma mais econômica e sustentável possível”, diz Patrick Lüth, sócio e diretor administrativo do Snøhetta Studio Innsbruck. “Igualmente importante, desenvolvemos o projeto em diálogo com a paisagem alpina.”
A nova estrutura de madeira, que se torna mais estreita no topo, é revestida com telhas feitas à mão por um fabricante local. Uma sala panorâmica está disponível para esquiadores e também para caminhantes. Passando pela sala de controle do elevador, localizada na base de concreto do volume de madeira, os visitantes chegam a um lounge aberto ao público. Os tradicionais salões rurais da região inspiraram o design desta sala panorâmica no primeiro andar. A parte inferior da sala de dois andares é revestida com painéis de madeira e, portanto, remete aos salões tradicionais. Na parte superior, por outro lado, é visível a construção aberta da estrutura do telhado – uma reminiscência da tradição agrícola.
O salão tirolês contemporâneo oferece uma paisagem informal com assentos e plataformas de madeira. Todos podem escolher seu lugar individual para descansar no local livremente acessível. O espaço é protegido do vento, mas não aquecido. Aqui, todos podem fazer uma pausa sem precisar consumir nada. Grandes janelas panorâmicas fornecem luz e uma visão de longo alcance da paisagem de tirar o fôlego. Como uma estrutura aberta, a edificação também se baseia na tradição alpina das estruturas de abrigo que podem ser usadas durante o verão e o inverno.
No topo da torre de observação, é possível apreciar a vista panorâmica única de 360 graus da paisagem alpina. Assim como a torre na montanha se eleva ao céu, a estação no vale, igualmente revestida de telhas shingle, se aninha na paisagem. Em suma, as novas estruturas do teleférico Hornbahn 2000 apresentam-se como um conjunto que reage conscientemente ao respectivo entorno e paisagem.